2 ago, 2012

Publicado em O IMPSI

Discutir para aprender

Discutir para aprender

A produção teórica que apresentaremos neste espaço semanalmente surgiu das discussões e debates presenciados nas supervisões de casos clínicos com grupos formados por profissionais das áreas psicoterapêutica e sócio-organizacional, realizados em grupo, no Instituto Mineiro de Psicodrama Jacob Levy Moreno, em Belo Horizonte.

O espaço é destinado a profissionais que trabalham com a linha psicoterapêutica* e/ou linha terapêutica** em encontros realizados às terças-feiras de 10:00 às 12:00 e quartas-feiras de 19:00 às 21:00 com o intuito de aperfeiçoar, refletir e treinar o papel de psicoterapeuta e\ou egos-auxiliares – linha sócio-organizacional – para auxiliar estes profissionais a oferecerem melhores serviços.

A intenção de publicar pensamentos, resumo das discussões e algumas reflexões teóricas tem como objetivos:

1. Dialogar com todos que têm interesse em conhecer a filosofia e teoria do Psicodrama e o dia-a-dia do trabalho clínico e sócio-organizacional dos profissionais desta área, e;

2. Criar um espaço aberto de trocas e reflexões para  diminuir a solidão que muitos profissionais enfrentam  em não terem espaços para fomentar e compartilhar ideias de forma coletiva.

Em todos os relatos, dados pessoais  que possam identificar o paciente e/ou grupo em questão serão totalmente alterados como medida de segurança.

* Psicólogos e Médicos com atendimentos clínicos individuais e\ou de grupo em instituições privadas e públicas.

** Profissionais que atuam na área sócio-educacional e organizacional, como professores, gestores de pessoas, agentes de saúde, dentistas, enfermeiros, fisioterapeutas, agentes comunitários, psicólogos e outros que trabalhem dentro do contexto de promoção de saúde e bem estar.

Se você é profissional da Psicologia, da área da saúde e/ou  da área sócio-educacional e se interessa em participar dessas supervisões, entre em contato conosco pelo telefone (31) 3287-5388 ou e-mail impsi@impsi.com.br.

  1. Eni Fonseca de Sousa says:

    Boa tarde colaboradores especiais do Impsi, estou muito feliz por poder fazer parte dessa comunidade pois onde moro não tem nenhuma referência do psicodrama. Eu sou uma profissional que faço parte dessa leva de solitários. Obrigada por essa iniciativa.
    Abraços a todos do Impsi em especial para Graça quem admiro muito enquanto pessoa e profissional.

    • admin says:

      Oi, Eni,

      Bom ter você aqui com a gente! Continue nos acompanhando e opinando sobre nossos assuntos.

      Um abraço!

      • Descobri que tenho tdh, depois de uma crise, descobri o site, e então estou aqui, li as cartas do pessoal envolvido, e enfim estou me tratando com um profissional. Que bom que existe um lugar para ajudar a entender o problema, bem, não podemos desanimar, as vezes tropeçamos, mas devemos continuar nossa vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>